As brincadeiras são um dos melhores jeitos de estimular a coordenação motora das crianças. Confira algumas ideias de atividades simples (e baratas) para colocar em prática dentro de casa
Aviãozinho
Faça aviõezinhos de papel, de tamanhos variados. Entregue para o seu filho e peça para que ele faça lançamentos, como preferir. Determine objetivos e desafios, como, por exemplo, ultrapassar uma linha do chão ou acertar uma bacia plástica.
Faixa etária: de 1 a 5 anos
Abrindo presentes
Separe vários tipos de papel e embrulhe caixas de papelão. Você pode decorar como quiser, com laços e enfeites, por exemplo. Peça à criança que brinque com as caixas e as desembrulhe. Você pode colocar brinquedos e outros objetos dentro dos pacotes. Assim, eles farão barulho e despertarão a curiosidade em saber o que há lá dentro. Se a criança demonstrar dificuldade para desembrulhar, rasgue só um pedacinho e deixe que ela termine o serviço. Faixa etária: até 2 anos
Alcançando brinquedos
Coloque vários objetos ou brinquedos em cima de caixas de papelão e incentive a criança a pegá-los. Num primeiro momento, não interfira e deixe que ela crie suas próprias estratégias para chegar lá. Depois, você pode ajudar, se for preciso. Observe como ela se comporta e aumente o desafio, colocando os objetos em locais mais altos. Desse jeito, você incentiva que ela fique na ponta dos pés ou se estique para alcançá-los.
Faixa etária: até 3 anos
Andando diferente
Risque o chão com um giz de lousa e faça várias linhas retas e curvas. Peça para que a criança percorra as linhas, explorando diferentes movimentos. Vale andar de frente, de costas, de lado, rápido, devagar… Quanto mais variado, melhor.
Faixa etária: de 2 a 5 anos
Bate-bate
Coloque uma música para a criança acompanhar, batendo os pés ou as mãos. Quando a música parar, todos devem parar os movimentos. Enquanto isso, você pode pedir a ela que mata palmas em diferentes velocidades e ritmos.
Faixa etária: de 2 a 5 anos
Boliche
Coloque várias garrafas PET vazias de pé, uma ao lado da outra, com uma pequena distância entre elas. Peça à criança que derrube as garrafas – pode ser com os pés, com as mãos, com a ajuda de uma bolinha… O objetivo é variar e explorar diferentes tipos de movimentos.
Faixa etária: até 2 anos
Brincando com a lanterna
Escolha um lugar seguro, com poucos móveis ou obstáculos. Deixe o ambiente com pouca iluminação, fechando as cortinas, apagando as luzes e, se possível, colocando um tecido escuro nas janelas. Segure uma lanterna acesa e explique ao seu filho que ele deve ir aonde o feixe de luz for. Você pode pedir para que ele tente colocar a mão nos focos de luz na parede. Varie a altura da luz para seu filho precise se esticar ou pular para alcançar.
Faixa etária: de 1 a 5 anos
Brincando de encaixar feijões
Faça furos em uma bandeja de isopor, grandes o suficiente para que feijões consigam passar pelos buracos. Separe alguns grãos e entregue à criança. Peça para que ela encaixe os feijões corretamente nos furos da bandeja.
Faixa etária: de 2 a 5 anos
Dedinhos coloridos
Pinte cada dedo da criança de uma cor. Peça para que ela siga os seus comandos e, sempre que disser o nome da cor, abaixe o dedo correspondente. Para deixar a brincadeira mais desafiadora, vocês podem pintar mais de um dedo com a mesma cor.
Faixa etária: de 2 a 5 anos
Percurso com caixas
Espalhe pelo ambiente várias caixas, de diferentes tamanhos, e monte um “percurso” a ser seguido. Deixe algumas caixas com os dois lados abertos e outras com todas as faces fechadas. Peça que seu filho siga o caminho, obedecendo aos seus comandos. Diga para ele engatinhar, pular, andar de costas, de lado ou desviar dos obstáculos e passando por dentro das caixas.
Faixa etária: de 2 a 5 anos
Fonte: www.paisefilhos.uol.com.br
Agende seu horário e venha conhecer nossas instalações, Você é sempre bem-vindo!
Unidade I - Rua Bento de Abreu, nº 09 Unidade II - Rua Bento de Abreu, nº 1
Informações e Matrículas pelo telefone:(13) 3232-4200 - (13) 97424-60605