top of page

Proposta de Ensino

O Colégio Intellectus está fundamentado em uma visão sócio-interacionista, onde preconiza o desenvolvimento sócio afetivo e cognitivo concebido através da interação com o outro. O processo de desenvolvimento cognitivo decorre da possibilidade do indivíduo estar constantemente sendo instigado, através de experiências, troca de saberes, resolução de problemas, contextualização do conteúdo programático, no intuito de construir e reconstruir conhecimentos de forma interativa.
Na prática diária, os professores procuram problematizar os conteúdos programáticos em sala de aula, agregando atividades diferenciadas que possam vir a contribuir para a aprendizagem. São utilizados filmes, documentários, debates, estudos do meio, pesquisas, paradidáticos, dinâmicas de grupo, etc. Além disso, definimos em reuniões pedagógicas, temas para Projetos Pedagógicos interdisciplinares, onde todas as séries, da Educação Infantil ao 9º ano, exploram o mesmo tema nas suas mais variadas possibilidades e especificidades. 
O Colégio Intellectus pretende realizar um trabalho que garanta um aprendizado contínuo, abrangendo diversas áreas do conhecimento, dentro dos limites da própria escola.
Estabelecemos um ambiente favorável à integração das famílias de nossos alunos com a escola na discussão dos problemas e encaminhamento das soluções. 
Valorizamos a formação das crianças, enquanto pessoas, considerando-se os valores e atitudes que lhe possibilitem o exercício de uma cidadania consciente e integração no meio em que vivem.
Buscamos a formação dos educadores de forma sistemática e contínua como forma de aprofundar o entendimento de diferentes teorias de aprendizagem e metodologias adequadas ao seu desenvolvimento.

Educação Infantil: Enfatizamos o lúdico como facilitador da aprendizagem. Os conteúdos programáticos são explorados pelas professoras em ambientes apropriados e organizados de acordo com temas específicos. As salas temáticas estão distribuídas de maneira que contemplem todas as habilidades e competências, determinadas pelos Parâmetros Curriculares, favorecendo o desenvolvimento global de nossas crianças, levando em conta os aspectos sociais, físicos, motores, cognitivos e emocionais. 

- Brinquedoteca: os jogos e brincadeiras são utilizados como ferramentas de exploração do movimento, oferecem oportunidades de socialização, aprendizagem de resolução de conflitos, construção de valores, aprendizado de como se lidar com conquistas e fracassos, construção dos conceitos de colaboração e competição, contribuindo para o desenvolvimento psicomotor e social, para a construção da identidade e da autonomia.

- Atelier: nesse espaço são desenvolvidas atividades artísticas, artes visuais, atividades que estimulem a 
linguagem oral e escrita, conceitos pedagógicos, atividades de psicomotricidade, raciocínio lógico, noções de 
Matemática, Natureza e Sociedade.

- Sala de Leitura e Teatro: através da leitura de livros infantis, interpretação de histórias, fantoches e dramatizações, nossas crianças são despertadas e estimuladas a se depararem com o mundo mágico da fantasia e dos mistérios desvendados através da leitura. Essas atividades têm o propósito de possibilitar a construção das habilidades e competências do aluno leitor e escritor.

- Sala de Música e Multimídia: A música oferece uma diversidade de oportunidades de trabalho que alcançam aspectos fundamentais para o desenvolvimento global do indivíduo. O enfoque se baseia em atividades que levam em conta a musicalidade, explorando ritmos, movimentos, sons, instrumentos e criação de instrumentos alternativos. Os recursos multimídia também estão sendo oportunizados aos alunos. Nossa geração pode contar com as facilidades de acesso a conteúdos informatizados e cabe aos professores identificar as diversas maneiras de utilizar essas ferramentas de modo eficaz, nas suas mais diferentes possibilidades.

Ensino Fundamental: Tem como pressuposto dar continuidade ao trabalho iniciado na Educação Infantil, contribuindo para a formação de alunos críticos, reflexivos, conscientes de suas responsabilidades sociais, envolvidos com a questão da preservação do meio ambiente, despertados para o convívio social com base no respeito pelas diferenças individuais. 
A matriz curricular contempla as diversas áreas de conhecimento, além de outras disciplinas complementares como: Educação financeira (para todas as séries da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II); Ética (Ensino Fundamental I), Judô e Balé (Educação Infantil). Além disso, alguns cursos extras, opcionais, são oferecidos aos alunos, como: Futsal, Capoeira, Ballet, Dança do Ventre, Teatro, Xadrez.
O Colégio Intellectus firmou uma parceria com o Universitário Sistema Educacional. Estamos muito entusiasmados com os serviços e produtos oferecidos por esse sistema, pois, após minuciosa avaliação de sua proposta e de seus materiais, constatamos que usufruiremos de tudo que nos é oferecido sem, no entanto, alterarmos nossa filosofia de trabalho e nossa identidade.

  • Diversidade de materiais didáticos – atualizados, de alta qualidade pedagógica e com conceitos 
    para a formação cidadã;

  • Formação continuada de professores – são cursos personalizados para atualização constante em 
    relação aos novos paradigmas educacionais;

  • Assessoria para as equipes gestora, docente e técnico-administrativa – por meio de contato presencial nas escolas, levando material de embasamento teórico reflexivo, bem como prático;

  • Plantão pedagógico – uma linha direta de comunicação entre os professores e os autores e plantonistas;

  • Palestras para alunos e pais – de acordo com a necessidade e solicitação das escolas parceiras;

  • Simulados – são avaliações bimestrais, incluindo redação que são oferecidas às escolas parceiras a partir do 6º ano até o Ensino Médio. Por meio do mais moderno sistema de leitura óptica, os simulados são corrigidos e permitem o traçado do perfil comparativo de resultados e a classificação na classe, na escola e na rede de escolas conveniadas, promovendo a auto avaliação dos alunos.

 

Univirtual – é um produto tecnológico que tem por finalidade estimular o estudante a passar mais tempo em contato com os conteúdos educacionais, transmitir a importância do estudo e a valorização do conhecimento. Queremos instigar os alunos a serem mais curiosos e atentos enquanto estimulamos a autonomia, a dedicação, a responsabilidade e o espírito de conquista. Trata-se de mais uma ferramenta para promover aprendizagem. Contém atividades diferenciadas, disponibilizadas como Jogos, Quiz ou Desafios. Além disso, o Univirtual oferece aos alunos oportunidade de jogar, estabelecer diálogo com colegas ou participar de fóruns. Basta entrar na plataforma univirtual.universitario.com.br e digitar o login e senha enviados para cada aluno e seus responsáveis. Basta acessar para se divertir enquanto aprende!

Educação financeira – tem por finalidade auxiliar o aluno a percorrer a trilha que o levará à independência financeira, por meio de uma abordagem comportamental baseada na metodologia DSOP, que busca desenvolver dentro das expectativas de cada faixa etária uma nova e saudável relação com o dinheiro. Todo trabalho é realizado por meio dos quatro pilares propostos:
D – Diagnosticar       /        – Sonhar         /      O – Orçar       /        P – Poupar

bottom of page